Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Telecoil: a tecnologia que soluciona a interferência do ruído do ambiente na compreensão da fala

Muitas vezes as próteses auditivas não solucionam sozinhas os desafios que ambientes sonoros ruidosos impõem para a compreensão da fala. Em algumas situações, dependendo do grau de dificuldade individual, pode ser necessário o uso de acessórios ou disponibilidade de sistemas de acessibilidade, como o telecoil. O telecoil é também conhecido como Aro Magnético, T-coil, Chave T, Bobina Magnética, Bobina de Indução, Bobina Telefônica, Hearing Loop.

Mas o que é telecoil e como funciona?

Telecoil é uma de tecnologia assistiva que utiliza indução magnética para transmissão sonora à prótese auditiva (aparelhos auditivos, implantes cocleares).

Na prótese auditiva: a funcionalidade está presente nos modelos que possuem bobina de indução (bobina telefônica) e para ser utilizada precisa ser ativada manualmente por uma chave (chave T), botão ou pode ser ativada automaticamente, dependendo do modelo.

No ambiente: para o telecoil ser utilizado é necessário que o ambiente tenha o sistema de acessibilidade, com a fonte sonora (microfone) e aro magnético instalado em uma área específica.

A bobina presente na prótese auditiva funciona em conjunto com sistema de aro magnético instalado no ambiente. O som é captado, convertido e transmitido diretamente ao aparelho auditivo por meio de um campo magnético. O aro magnético é conectado a uma fonte de som eletrônica, por exemplo um microfone. Esse aro cria um campo eletromagnético, que converte a fonte de som em um sinal para a bobina da prótese auditiva. O usuário da prótese auditiva ouve apenas o som emitido pela fonte, diminuindo ou até mesmo eliminando o ruído de fundo do ambiente (1). A função telecoil também pode ser utilizada para melhora do sinal de fala ao telefone, neste caso, sem necessidade de instalação de aro magnético no ambiente.

Tecnologia no Brasil e no mundo

Apesar de pouco difundido no Brasil, o telecoil é um recurso disponível em aparelhos auditivos há mais de 50 anos e é muito comum em áreas públicas nos Estados Unidos e Europa. É preciso buscarmos políticas que favoreçam a oferta desta tecnologia assistiva em locais públicos no nosso país.

Confira alguns artigos relacionados:

6 dicas para se comunicar melhor em ambientes barulhentos

Conheça a intensidade dos sons e preserve sua audição

Referência:
1) Ross M. Telecoils are about more than telephones. The Hearing Journal. 2006 [acesso em 23 nov 2018]; 59 (5): 24,25,27,28. Disponível em:
https://journals.lww.com/thehearingjournal/fulltext/2006/05000/Telecoils_are_about_more_than_telephones.6.aspx

 

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530