Acadêmico

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

9 Habilidades auditivas realizadas pelo cérebro

As habilidades de processamento auditivo são funções do sistema nervoso auditivo central executadas para compreendermos e utilizarmos os sons que recebemos, de maneira eficiente e efetiva. A surdez faz com que a informação sonora não chegue ou chegue de forma incompleta ao cérebro, impossibilitando ou dificultando o processamento auditivo central. A intervenção precoce no tratamento de perda auditiva deve ser realizada sempre que possível, pois a privação sensorial gerada pela surdez pode comprometer o desenvolvimento e conservação das habilidades auditivas, trazendo maiores limitações ao tratamento quando realizado tardiamente.

Veja habilidades auditivas que são desempenhadas pelo nosso cérebro:
1) Detecção auditiva: Habilidade perceber a ausência e presença de som;
2) Localização e lateralização sonora: habilidade de localizar e identificar de qual lado vem o som;
3) Discriminação auditiva: Habilidade de discriminar dois ou mais estímulos sonoros, determinando se são iguais ou diferentes;
4) Separação binaural: Habilidade de escolher estímulos sonoros apresentados a uma orelha, separando ou ignorando informações sonoras apresentadas à orelha oposta.
5) Integração binaural: Habilidade de integrar e reconhecer estímulos diferentes apresentados simultaneamente em ambas as orelhas.
6) Reconhecimento de aspectos temporais da audição (resolução, integração, ordenação e mascaramento temporal): perceber ou diferenciar estímulos sonoros em períodos restritos e definidos de tempo, permitem por exemplo a percepção de silêncio entre sílabas e palavras, pausas e velocidade da fala e de música.
7) Interação binaural: habilidade para reconhecer estímulos sonoros diferentes, apresentados de forma não simultânea, mas complementares ou em sequência em ambas as orelhas.
8) Fechamento auditivo: habilidade de compreender o todo quando parte da informação sonora está ausente ou destorcida.
9) Figura-fundo: habilidade de compreender sons de fala em presença de outros sons competitivos.

Referência:
ASHA: American Speech-language-hearing association. (Central) Auditory Processing disorders. 2005. Disponível em: https://www.asha.org/

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530