Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Amplificador de som: como identificar o falso aparelho auditivo

Ao buscar por “aparelho auditivo” na internet pode-se encontrar um produto que promete bons resultados para tratamento de todos os graus de surdez, mas com enormes diferenças em relação aos aparelhos auditivos verdadeiros. São os amplificadores de som: equipamentos que não oferecem qualquer garantia e segurança para a saúde auditiva. Ao contrário, o aparelho auditivo verdadeiro é regulamentado e possui uma série de especificações para sua comercialização e uso.

Veja dicas de como identificar um falso aparelho auditivo e se distanciar dele:

  • Nos anúncios dos amplificadores de som recomendam seu uso sem a realização de exames auditivos e sem indicação médica.
  • Amplificadores não possuem registro na ANVISA.
  • Amplificadores não são selecionados e adaptados pelo fonoaudiólogo.
  • A caixa em que o amplificador vem não há nome e registro do fonoaudiólogo responsável técnico e não há o número de registro na ANVISA.
  • O preço dos amplificadores é muito baixo. Mas se analisarmos os riscos que os amplificadores representam para audição de quem utiliza é até muito caro. Você pagaria para colocar sua audição em risco?

Ao se utilizar um amplificador sem avaliação médica e fonoaudiológica pode-se mascarar algum problema de ouvido possível de ser tratado por medicamentos ou cirurgia, e dependendo da situação, até mesmo agravar o problema.

Sem a avaliação dos profissionais de saúde e sem os exames auditivos não há como saber qual o tipo, grau e configuração de perda auditiva, não sendo possível a indicação da prótese auditiva que melhor atende ao caso.

A falta de registro nos órgãos competentes e ausência de um fonoaudiólogo com responsabilidade técnica pelo equipamento coloca em dúvida qualquer informação que seja divulgada pelo anunciante. Como saber se aquelas informações são verdadeiras se não há como certificá-las?

O amplificador de som por aumentar o volume geral de tudo e com limitações para sons de frequências agudas torna-se ineficaz para maior parte das perdas auditivas e representa um risco de piora da surdez porque ele amplifica sons que a pessoa pode ouvir bem, lesando células auditivas que estão íntegras.

Diante da suspeita de perda auditiva consulte o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Estes profissionais irão cuidar da sua audição com segurança, prescrevendo os tratamentos necessários e prótese auditiva mais adequada conforme seu caso. Leia mais sobre as diferenças entre aparelhos auditivos e amplificadores aqui.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530