Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Importância do Otorrinolaringologista no tratamento da surdez

O otorrinolaringologista é o médico capacitado para cuidar dos ouvidos (OTO), nariz (RINO) e garganta (LARINGO), tratando da região da cabeça e pescoço como um todo. Na área de otologia (ouvidos) o otorrinolaringologista realiza o diagnóstico e trata diversas alterações, entre elas a diminuição da capacidade auditiva, sendo o primeiro profissional a ser consultado na equipe de saúde auditiva.

O otorrinolaringologista, em interação com o fonoaudiólogo, é quem irá definir o diagnóstico, aconselhar e indicar o tratamento mais adequado para cada caso, podendo ser medicamentoso, cirúrgico, protetização ou uma combinação destas intervenções, e utilizar métodos de acompanhamento e evolução dos pacientes. Na reabilitação auditiva compete ao otorrinolaringologista definir, juntamente com a equipe, qual o tipo de prótese auditiva é mais indicada: aparelho auditivo, implante coclear, implante de condução óssea, implante de tronco encefálico. Definindo-se o tipo de prótese a ser utilizada toda a equipe atua para o sucesso do tratamento. Por exemplo, após indicação do uso de aparelho auditivo o fonoaudiólogo é o profissional responsável para selecionar o modelo de aparelho mais adequado para o paciente. A prescrição de medicamentos e realização de procedimentos cirúrgicos somente podem ser realizadas pelo médico.

É recomendado que todas as pessoas, de todas as idades, realizem avaliação da saúde auditiva uma vez ao ano, mesmo que não percebam alterações. Para muitas pessoas a perda de audição acontece de forma gradual e os sinais e sintomas podem ser sutis inicialmente ou podendo passar desapercebidos. Consulte sempre seu otorrinolaringologista.