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Indicadores de risco para perda auditiva em prematuros

O nascimento a termo é definido como aquele que ocorre com idade gestacional entre 37 e 42 semanas e o prematuro abaixo de 37 semanas. A prematuridade do recém-nascido pode trazer fatores de risco ao desenvolvimento global e ao processo de maturação do sistema auditivo da criança. Além da prematuridade em si, os bebês prematuros muitas vezes necessitam de intervenções médicas com objetivo de preservação da vida, mas que podem gerar efeitos adversos como a perda da audição. Veja abaixo 5 indicadores de risco para a deficiência auditiva em bebês prematuros:

  1. Permanência em UTI Neonatal por mais de 48 horas
  2. Peso ao nascimento menor que 1500 gr e/ou pequeno para a idade gestacional
  3. Hiperbilirrubinemia (Icterícia) com necessidade de exsanguíneo-transfusão. A icterícia ou hiperbilirubinemia gera uma coloração amarela na pele ou nos olhos causada pelo excesso de bilirrubina, uma substância criada quando os glóbulos vermelhos se rompem. A exsanguíneo-transfusão do recém-nascido é um procedimento médico pelo qual o sangue do bebê é removido e substituído por outro, de um doador compatível.
  4. Necessidade de utilização de medicamentos ototóxicos, como antibióticos. Bebês prematuros podem ter a necessidade de realizar tratamentos para preservação da vida com medicamentos que são tóxicos para o sistema auditivo e que podem causar perda auditiva.
  5. Ventilação mecânica prolongada
    É necessária a avaliação e acompanhamento criterioso da audição dessas crianças com objetivo de identificar qualquer tipo de alteração auditiva, caso aconteça. Estratégias como a Triagem Auditiva Neonatal permitem a detecção da surdez e intervenção precoce, com impactos positivos para crianças com deficiência auditiva e seus familiares. O ideal é que o diagnóstico deve ser definido até os 3 meses de vida e a intervenção deve iniciar-se até o 6° mês de vida. A intervenção precoce proporciona melhor aproveitamento do período ideal para desenvolvimento das habilidades auditivas e a aquisição da linguagem oral.
    Referência: JCIH: Joint Committee on Infant Hearing. Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. https://digitalcommons.usu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1104&context=jehdi