Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Mindfulness e zumbido

Zumbido ou Tinnitus não é uma doença e sim um sintoma que pode ser definido como a percepção de sons na ausência de estímulo sonoro externo. Algumas pessoas que sentem zumbido podem não se incomodar e ignorá-lo a maior parte do tempo, mas para outras pessoas o zumbido pode gerar muita angústia, impactando negativamente a saúde de quem sente.

O sofrimento gerado pelo zumbido pode estar associado a problemas como dificuldades de concentração, insônia ou pensamento negativo que podem amplificá-lo, tornando o zumbido ainda mais intenso em um círculo vicioso. O stress e ansiedade que a pessoa sente torna o zumbido ainda mais perturbador. Além disso, os pacientes que sofrem relatam desesperança, exaustão, sentimento de opressão e até pensamentos suicidas. (1) Por esta razão psicólogo e psiquiatra são profissionais que devem ser consultados na avaliação multidisciplinar do zumbido.

A prática de Mindfulness ou Atenção Plena, caracteriza-se pela consciência centrada no presente, em que cada pensamento, sentimento ou sensação são reconhecidos e aceitos sem crítica ou julgamento. Através da mindfulness busca-se a redução do sofrimento psicológico e o cultivo de ideias positivas e bem-estar. (2)

Um trabalho de revisão realizado analisou os resultados de sete pesquisas sobre os efeitos da mindfulness no tratamento de zumbido, observando diminuição da angústia gerada pelo zumbido. Seis dos sete estudos analisados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa nos escores de angústia do zumbido imediatamente após o tratamento com mindfulness. Demonstrando que a atenção plena pode ser utilizada para trabalho da percepção e significação do zumbido. (3)

A atenção plena pode ser utilizada para encarar o zumbido com curiosidade e não como uma ameaça, permite a pessoa que sente observá-lo com maior abertura, permitindo a percepção de mudanças que tornam o zumbido mais suave ou não. Observar o zumbido sem julgá-lo como algo desagradável e imutável pode ajudar no tratamento. Quando há prejuízos à saúde mental da pessoa com zumbido o suporte do psicólogo e do psiquiatra é recomendado.

Confira também alguns artigos relacionados:

O zumbido que sinto pode ser medido?

Benefícios do uso de próteses auditivas no tratamento do zumbido

Referências:

  1. Brüggemann P, Szczepek AJ, Rose M, McKenna L, Olze H, Mazurek B. Impact of Multiple Factors on the Degree of Tinnitus Distress. Front Hum Neurosci. 2016 Jun 29;10:341. doi: 10.3389/fnhum.2016.00341. PMID: 27445776; PMCID: PMC4925660.
  2. Mouzinho, Leandro, Costa, Nazaré, Alves, Thallyssa, Silva, Stephanie, & Lima, Lucas de. (2018). Contribuições do mindfulness às condições médicas: uma revisão de literatura. Psicologia, Saúde & Doenças, 19(2), 182-196. https://dx.doi.org/10.15309/18psd190202
  3. Rademaker MM, Stegeman I, Ho-Kang-You KE, Stokroos RJ and Smit AL (2019) The Effect of Mindfulness-Based Interventions on Tinnitus Distress. A Systematic Review. Front. Neurol. 10:1135. doi: 10.3389/fneur.2019.01135

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530