Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Treinamento Auditivo: estimulando as habilidades auditivas

O que é?
O Treinamento Auditivo são exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, utilizando a neuroplasticidade do cérebro para melhorar o processamento auditivo e a capacidade de compreensão dos sons, especialmente em situações de maior complexidade como uma conversa em ambiente ruidoso.

O objetivo do treinamento auditivo é melhorar a compreensão dos sons para que a comunicação em ambientes sonoros complexos aconteça com menor esforço.

Quando pode ser indicado?
Pode ser indicado para pessoas com Transtorno do Processamento Auditivo Central e para pessoas com Surdez para aprendizado/estimulação das habilidades auditivas.

O Transtorno do Processamento Auditivo é diagnosticado através de avaliação específica que testa cada uma das habilidades auditivas. Pessoas com o transtorno podem ter grau de audição normal avaliado pela audiometria, pois a dificuldade está nas habilidades auditivas desempenhadas pelo cérebro. Os testes a serem aplicados são selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações na capacidade de ouvir.

Em pessoas com surdez o treinamento pode ser realizado no processo reabilitação auditiva tanto para quem está aprendendo a ouvir, como crianças com surdez desde o nascimento, quanto para quem perdeu a audição por qualquer outro motivo após ter adquirido linguagem. Quanto mais tempo o indivíduo passa sem reabilitação auditiva após a ocorrência da perda da audição, maiores são as chances dele necessitar do treinamento auditivo para compreender melhor os sons, mesmo com o uso de próteses auditivas.

Como pode ser realizado?
Os exercícios de escuta propostos são selecionados conforme as necessidades individuais e devem ser desafios verdadeiros e possíveis de serem realizados pelo indivíduo. O treinamento pode ser realizado de forma não formal e/ou formal. As duas modalidades possuem evidências científicas de eficácia na (re)habilitação das habilidades auditivas.

O treinamento auditivo não formal é realizado com tarefas de escuta contextuais, com grau de complexidade que desafie o sistema auditivo central. Pode ser realizado junto com o fonoaudiólogo, com exercícios selecionados de acordo as habilidades auditivas que precisam ser trabalhadas, em sessões terapêuticas, dentro do processo de reabilitação auditiva.

Por não exigir a utilização de equipamentos específicos ou ambientes acusticamente tratados, o treinamento auditivo não formal pode ser replicado em casa pelo paciente, especialmente com orientação do fonoaudiólogo. Podem ser utilizados softwares, aplicativos, conteúdos de mídia em áudio online disponíveis atualmente, entre outros.

No treinamento auditivo formal existe maior controle dos estímulos que serão utilizados nos exercícios e do ambiente onde é realizado. O treinamento auditivo formal utiliza estímulos sonoros gravados e transmitidos por um audiômetro, com a intensidade do som precisamente controlada. Além disso os exercícios propostos são realizados em cabine acústica ou em ambiente isolado acusticamente contra ruídos externos.

Confira também o artigo sobre como funciona a nossa audição.