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Check-up auditivo em crianças: quais exames podem ser realizados

Ouvir bem permite às crianças acesso a um mundo de informações e oportunidades de conhecimento. Veja a importância de se realizar exames de audição anualmente nessa fase da vida.
A perda auditiva na infância pode levar a vários comprometimentos que interferem no desenvolvimento da linguagem oral, educação e socialização da criança. Assim, o check-up auditivo anual durante a vida escolar é necessário para identificação e tratamento precoce das alterações auditivas, sem que ocorra maiores prejuízos para interação social e aprendizado da criança.


A surdez infantil pode ocorrer por alterações congênitas ou próximas ao parto, uso de medicamentos ototóxicos (prejudiciais ao sistema auditivo), alterações genéticas, infecções de ouvido, especialmente otite média crônica, meningite, entre outras.
Nem sempre a perda auditiva é facilmente percebida pelo pais ou professores. A perda auditiva pode ocorrer em graus leves e moderados, gerando impactos negativos no desenvolvimento da criança, mas sem que os cuidadores possam identificar a origem do problema. Por isso o check-up auditivo anual das crianças é tão importante! A partir da avaliação auditiva infantil mesmo alterações leves são detectadas e podem ser tratadas pelos profissionais de saúde.


Quais exames podem ser realizados?


A escolha do exame irá depender da idade e possibilidade de colaboração da criança, todos eles são seguros e indolores. Veja alguns exames que podem solicitados:


Emissões otoacústicas: O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha da criança. Este exame não depende das respostas da criança porém é preciso que ela esteja dormindo ou quietinha.


Audiometria Convencional:
Busca avaliar qual a menor intensidade sonora é detectada pela criança em diversas frequências. Para a realização da audiometria convencional a criança é orientada a levantar a mão ou apertar um botão a cada vez que ouvir um som (apito), mesmo que este seja muito fraco.


Audiometria Infantil Condicionada ou Audiometria com Reforço Visual: Também buscam avaliar qual a menor intensidade sonora é detectada pela criança, porém na obtenção das respostas são utilizadas técnicas diferentes. Na audiometria condicionada associa-se a resposta ao estímulo sonoro com um movimento motor (Ex. – encaixe de um brinquedo na presença de som). Na audiometria de Reforço Visual (VRA), mais utilizada com crianças bebês e crianças pequenas, combina-se um reforço visual ao estímulo sonoro após condicionamento prévio de procura luz-som.

Imitanciometria e reflexos acústicos: A imitanciometria avalia todo mecanismo da orelha média e os reflexos, além da análise da orelha média, possibilitam inferir sobre as condições de funcionamento do sistema auditivo central. Para realização uma pequena sonda é inserida no canal auditivo de um dos ouvidos e um fone de ouvido no outro. Esta transmite estímulos sonoros e capta de volta as respostas aos estímulos que foram emitidos pela própria sonda ou pelo fone de ouvido colocado na outra orelha. Este exame não depende das respostas da criança porém é preciso que ela esteja em repouso.

Outros exames podem ser solicitados à partir dos resultados das primeiras avaliações. Faça uma consulta com médico e fonoaudiólogo.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530