Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Imitanciometria: exame da orelha média

O som entra pelo canal auditivo e faz vibrar a membrana timpânica que, então, movimenta a cadeia de ossículos (martelo, bigorna e estribo) que irão transmitir a informação sonora ao ouvido interno. Quando há uma variação de pressão externa a tuba auditiva equaliza esta pressão na orelha média. E na presença de um som intenso o músculo estapédio se contrai para proteção de todo sistema auditivo.

Confira também o artigo: Anatomia e funcionamento da orelha média

A imitanciometria avalia todo esse mecanismo da orelha média. Avalia a flacidez ou rigidez da membrana timpânica e dos ossículos do ouvido diante a aplicação de determinada pressão; avalia o funcionamento da tuba auditiva; e avalia os limiares dos reflexos do músculo estapédio (reflexo acústico).

O reflexo do músculo estapédio ou reflexo acústico é a contração involuntária dos músculos da orelha média em resposta a um estímulo sonoro, geralmente em intensidade mais alta. O estímulo sonoro pode ser apresentado em uma orelha e a contração involuntária ser verificada na outra orelha (reflexo acústico contralateral).

O exame de imitanciometria também pode ser chamado por impedanciometria.

Como a imitanciometria é realizada?

Uma sonda é inserida no canal auditivo de um dos ouvidos e um fone de ouvido no outro. A sonda deve vedar o canal do ouvido completamente. Pela sonda é colocada uma pressão positiva ou negativa. A sonda também transmite estímulos sonoros e capta de volta as respostas aos estímulos que foram emitidos pela própria sonda ou pelo fone de ouvido colocado na outra orelha. O exame é realizado em ambiente silencioso.

Conforme os resultados pode-se inferir sobre a integridade e funcionamento do tímpano, dos ossículos e tuba auditiva. Pode-se identificar, por exemplo, a presença de secreção causada por otite média.

A medida dos limiares dos reflexos acústicos permite verificar o sistema auditivo, desde as condições da orelha média até a região do complexo olivar superior (sistema auditivo central).

Qual a indicação da imitanciometria?

A imitanciometria pode ser solicitada no check-up do ouvido e sempre que houver suspeita de alguma alteração no sistema auditivo. Pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outros exames auditivos. É bastante solicitada pelos profissionais juntamente com a audiometria, pois fornece informações importantes para definição do diagnóstico e tratamento.

O exame deve ser realizado pelo fonoaudiólogo ou pelo médico.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530